Profª. Viviane da Silva Pereira Máximo
Público Alvo: Estudantes do 7º ano (Ensino Fundamental)
Apresentação
Propomos essa sequência didática, selecionando como material de pesquisa seis fotografias do prédio da E.E. Raul Soares, disponíveis neste acervo digital, buscando explorar as possibilidades do estudo das fotografias na construção do conhecimento histórico. A maioria dessas fotografias não apresenta dados importantes como: o nome do fotógrafo, os personagens retratados, a fonte de origem, as datas precisas etc., exigindo um trabalho mais intenso de pesquisa em outras referências, como o Arquivo Público Municipal de Araguari (MG), para realizarmos suas biografias.
Essa proposta de atividade possibilita trabalhar temas como: a produção do conhecimento histórico; o papel do historiador; memória; fotografia; patrimônio histórico; história local; tempo etc., reconhecendo a fotografia tanto como um objeto material, que inspira a construção de discursos sobre as experiências históricas, quanto uma prática social, pois o ato de fotografar envolve observar, selecionar, organizar, narrar, a partir de contextos específicos que, muitas vezes, podem encontrar destinos, ou interpretações, diferentes à proposta original.
A respeito dessas possibilidades do trabalho com fotografias, Meneses (2003), afirma: “Vivemos a imagem em nosso cotidiano, em várias dimensões e funções. O uso de imagens como documentos é apenas um entre tantos, e não altera a natureza da coisa, mas integra uma situação cultural específica entre várias outras”. (Meneses, 2003, p. 146).
Conceitos a serem problematizados
Fotografia: fonte histórica e prática social; apresenta uma narrativa; contextos de produção, circulação, apropriação, estilo de vida.
Memória: seletiva; institucional; afetiva; coletiva; vestígios do passado que são evocados por questões do presente.
Patrimônio Histórico: “lugar de memória” (Nora, 1993, p. 7) – a presença do ausente; diversas apropriações; palco da diversidade cultural; cultura material.
Tempo: Rupturas e permanências.
Objetivos
Utilizar a fotografia no ambiente escolar como fonte capaz de produzir conhecimento e intervir no processo de ensino e aprendizagem – “o potencial cognitivo da imagem” (Meneses, 2003, p.12).
Experimentar e reconhecer a parcialidade da produção do material iconográfico, como também, do conhecimento histórico.
Metodologia
Aulas 1 e 2: Apresentação e análise de fotografias de diversos momentos do prédio da Escola Estadual Raul Soares, disponíveis no acervo digital dessa instituição, identificando as relações entre a escola e a cidade de Araguari – MG. Nessa etapa, também serão problematizados conceitos como: Memória, Patrimônio Histórico, Fotografia e Tempo.
Aula 3: Visita ao Arquivo Público Municipal de Araguari para buscar outras fontes que tenham informações para elaboração das biografias das fotografias analisadas.
Aula 4: Os estudantes vão fotografar a escola. Essas fotografias serão postadas no Acervo Digital da E.E. Raul Soares.
Aula 5: Exposição das fotografias produzidas pelos estudantes para as demais turmas da escola que acessarão o site do Acervo Digital da E.E. Raul Soares no laboratório de informática ou em seus aparelhos celulares. Nesse momento, será proposto um debate comparando as seis fotografias selecionadas para a realização dessa sequência didática com as produzidas pelos estudantes na Aula 4, especialmente, em relação às mudanças e permanências observadas.
Aula 6: Serão propostas pesquisas para que os estudantes observem o processo histórico que levou às mudanças e permanências observadas nas fotos, considerando políticas públicas educacionais, transformações nas relações sociais e culturais de Araguari.
Questões para Análise / Debate
- O que vemos nessas fotografias sobre o prédio da E. E. Raul Soares e os sujeitos que o ocupam? Quais elementos podemos destacar nessas imagens? Quais as mudanças e permanências? Como parte do espaço urbano araguarino é retratado? O que, possivelmente, ocasionou a produção dessas fotografias?
- Como essas fotografias foram produzidas? Qual o ângulo que o fotógrafo buscou destacar?
- Qual é a importância de inserir legendas nas imagens?
- Quais sensações, reflexões essas fotografias trazem? Por que são fontes históricas?
- Qual é a importância de se preservar / produzir esses tipos de imagens, pensando na construção de uma identidade, em certo sentido, diversificada, que envolve direta ou indiretamente a comunidade araguarina?
- Em que medida é possível o desenvolvimento de uma leitura a contrapelo (Benjamin, 1985) dessas fotografias?
Referências Bibliográficas
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: Obras Escolhidas. Vol. I, São Paulo: Brasiliense, 1985.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A fotografia como documento – Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, Rio de Janeiro, n. ja/ju 2003, pp. 131-151, 2003.
________. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp.11-36.
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Educação. Dezembro, 2018.
NORA, Pierre. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 1993, p. 7.